Danças Sociais
Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças a dois, executadas por um casal de dançarinos, dançando juntos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, e competitivamente, como Desporto.
A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais europeias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França.
A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.
Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos vinte. As primeiras danças criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças americanas, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing. Existe uma versão brasileira semelhante ao swing chamada soltinha.
No Brasil, sete ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada/zouk, salsa e tango.
As danças sociais (danças de salão) podem-se dividir em dois grupos diferenciados:
Danças modernas
Danças latino-americanas.
A indumentária utilizada pelos bailarinos:
A indumentária utilizada pelos bailarinos difere consoante as danças. Assim, nas danças Modernas, a mulher usa vestidos compridos e soltos, para realçar os movimentos, e o homem usa trajo de cerimónia.
Nas danças latino-americanas, a mulher utiliza vestidos que lhe permitem exibir os movimentos de cada uma das partes do corpo, na interpretação dos diferentes ritmos, e o homem usa camisa de fantasia e calças justas.
Dança Moderna:
A Dança Moderna, emergida dos últimos anos do século XIX e afirmada