a dança escolar no desenvolvimento social da criança
DANÇA ESCOLAR: A DANÇA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA.
2. PROBLEMA DE PESQUISA
A muito a escola utiliza-se da dança apenas para datas comemorativas, em apresentações, esquecendo-se de sua importância também como componente curricular para a construção dos conhecimentos de seus alunos. Professores de Educação Física raramente colocam a mesma em seus planejamentos de aula, muitas vezes até por não saberem das suas contribuições no ensino, e muitos dos que as elaboram fundamentadas nesta prática equivocam-se em suas metodologias, trabalhando apenas a técnica e objetivando o desenvolvimento motor, esquecendo-se das demais contribuições que a dança possibilita aos discentes.
Nesse sentido, não podemos ignorar o papel cultural, político e também social da dança, pois a mesma é muito mais do que apenas coreografias, ela pode exercer através de suas atividades grande influência na interação do aluno com as outras pessoas. Interação esta muito importante na formação de pessoas que saibam conviver em sociedade, respeitando os limites dos outros e conhecendo seus próprios limites.
Diante desse contexto é concernente questionar: de que forma a dança auxilia a criança em seu desenvolvimento social?
3. JUSTIFICATIVA Inicialmente, escolhi este assunto por ser de meu interesse e também por já ter trabalhado na área, ministrando aulas de dança em um projeto extraclasseº¹ numa escola localizada no município de Bocaina do Sul-SC. Em segundo, por saber através de leituras e pela própria convivência com os alunos que a dança escolar tem um papel de suma importância no desenvolvimento da criança, tanto motor quanto cognitivo e também social, o qual é tema deste estudo. Ainda, para obter maior conhecimento da área, tanto da própria dança quanto do seu auxílio na formação e desenvolvimento social de crianças. Pois a maioria das bibliografias existentes tem como enfoque a dança em seu caráter biologicista e tecnicista, que tem como objeto de pesquisa a técnica, o