Rítmos Latinos
Mariana Gomes Pereira
RÍTMOS LATINOS
Profª: Daniele
Série: 3ºB
Taboão da Serra – SP
Agosto – 2014
SUMÁRIO
Introdução ________________________________________________________ pág. 3
Rumba __________________________________________________________ pág. 4
Salsa ____________________________________________________________ pág. 4
Tango ___________________________________________________________ pág. 5
Conclusão ________________________________________________________ pág. 6
Bibliografia _______________________________________________________ pág. 7
INTRODUÇÃO
Inicialmente pode-se classificar como dança de salão todas aquelas que são executadas em pares, que são apreciadas tanto como recreação na vida social quanto em forma de competição. Segundo estudos, acredita-se que a dança de salão surgiu nos bailes da corte real na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. Esse estilo de dança foi levado pelos colonizadores para diversos lugares das Américas, dando origem assim a uma diversidade de variedades de danças de acordo com os costumes de cada região. Vamos conhecer um pouco mais sobre as seguintes danças de salão: Tango, Salsa e Rumba.
RUMBA
A palavra RUMBA é um termo genérico e cobre uma variedade de nomes do afro-cubano como o mambo e a conga. É uma dança popular afro-cubana, em compasso binário, ritmo sincopado e muito variado, e cuja melodia se repete incansavelmente.
Há duas fontes básicas da dança: uma espanhola e outra africana. A influência da Rumba entrou no século XVI com os escravos pretos importados da África.
A dança, inspirada no passeio do galo, escandalizou os brancos na época do seu surgimento por isso aos poucos sofreu um refinado processo de adaptação. Hoje a Rumba como dança de salão social ou em competições, é razoavelmente unificada e uniforme.
No tango de