educação fisica
APOSTILA DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF.º EDVILSON VITAL
CONTEÚDO – DANÇA
EREM - 2º ANO
2014 Síntese do texto: A dança no cenário histórico das civilizações – Nº 01
A dança é uma das manifestações mais antigas do ser humano. Está ligada ao modo de viver dos homens seja através de cerimônias e rituais religiosos.
Na pré-história, o homem criou danças para invocar as forças da natureza e para demonstrar suas necessidades, pois estava convencido da influência que a sua dança adquiria sobre os fenômenos naturais.
A dança estava presente em todas as fases da vida do homem como um meio de expressão e comunicação com o mundo.
Com a evolução da tribos para nações, as danças foram se separando em duas classes: a classe dirigente e a classe dirigida. A dança fez-se hermética, regulamentada e realizada por especialistas por um lado,(classe dirigente) e por outro, assumiu as ruas e as praças como forma de manifestação popular, fato que caracterizava a diferença de classes (classe dirigida).
Na Antigüidade Clássica, a divisão de classes contribuiu para o aparecimento de vários estilos de dança e para se instalar o imaginário acerca do sagrado e do profano, baseado na origem das classes e nos modos de expressar ações da dança. Assim sendo, as danças expressadas pelo povo, de um modo geral, eram consideradas profanas grosseiras e degradantes. De outro modo, as provenientes da aristocracia representavam a expressão de sentimentos e atitudes nobres e virtuosos.
Evidenciam-se indícios do controle político e religioso sobre o corpo. No caso da dança ser expressa através dele, passou a ser controlada segundo os princípios ideológicos vigentes. Por essa razão, era elaborada de modo a mostrar aos espectadores a submissão do povo ao seu governante.
A classificação em nobres ou populares, sagradas ou profanas, não impediu que as danças fossem realizadas. Embora separados, povo e