analise de sistemas
Aula 02
SISTEMA DE
NUMERAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Na vida cotidiana o homem lida, do ponto de vista numérico, com o sistema decimal, e do ponto de vista alfabético, com um determinado idioma. Da mesma forma, o computador, por características físicas, lida sob ambos os aspectos com o sistema binário, utilizando uma série de códigos que permitem o seu perfeito funcionamento.
Define-se como Sistema de Numeração o conjunto dos símbolos utilizados para representação de quantidades e as regras que definem a forma de representação.
Por questões de natureza técnica, os circuitos eletrônicos que compõem os computadores são projetados, na maioria dos casos, para reconhecer sinais elétricos do
21
Introdução à Computação - João Amâncio Gonçalves de Oliveira Júnior - UNIGRAN
tipo digital; é necessário, portanto, que os métodos de codificação interna baseiem no sistema binário, permitindo a representação de todo tipo de informação e instruções que um computador executa.
Nos circuitos eletrônicos, do ponto de vista lógico, a existência de tensão num ponto do circuito é representado pelo algarismo 1(um), e a ausência de tensão pelo algarismo 0
(zero).
Em computação trabalha-se normalmente com três bases: a decimal, para entrada e saída dos dados (já que nossa sociedade é baseada no sistema decimal); a binária, para os cálculos internos e a hexadecimal (16), como forma compactada de representação interna.
A escolha da base 16 não é ocasional: a transformação entre as bases 2 e 16 pode ser feita facilmente pelo método da substituição direta. Para cada grupo de 4 dígitos binários, será empregado apenas um único dígito hexadecimal. Embora a base hexadecimal seja de representação mais complexa (utiliza letras e dígitos), ela requer menos espaço para representar os resultados.
• Sistema Decimal - Base 10 - 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
• Sistema Binário - Base 2 - 0 1
• Sistema Hexadecimal - Base 16 - 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A