Inoc ncia Perdida

320 palavras 2 páginas
Inocência Perdida
A inocência de uma criança é mágica, um escudo protetor que a previne de conhecer a dura realidade do mundo durante a sua infância e adolescência, mas oque fazer quando essa barreira é quebrada cedo demais?
O documentário Meninas, de 2005, mostra essa realidade vivida por três “meninas” carentes que foram inseridas à vida adulta precocemente ao engravidarem em plena adolescência, Luana (15 anos), Edilene (14 anos) e Evelin (13 anos). As filmagens vão desde o começo da gestação até o nascimento dos bebês, mostrando todas as dificuldades e transformações enfrentadas pelas adolescentes e suas respectivas famílias.
A produção acompanha essas famílias durante um período de mais ou menos 7 meses, a maioria das filmagens passam-se nas casas das meninas e nos locais em que elas frequentam, tentando mostrar ao máximo o ambiente em que a criança provavelmente vais ser criada e como as novas mães irão ter de abdicar de suas rotinas para criar seus filhos.
O filme é um longa metragem dirigido por Sandra Werneck, uma ótima diretora, que já dirigiu vários documentários e filmes de curta, média e longa metragem todos premiados, Meninas é um deles, vencedor de diversos prêmios nacionais e no exterior, todos merecidos em razão da excelente produção e de uma temática social muito bem abordada e fundamentada com pesquisas de primeira mão sobre os problemas sócias vividos por essas garotas.
Esse contraste vivenciado pelas adolescentes é claramente capturado pelas câmeras em uma cena em que Luana diz que teve de largar o colégio para cuidar do filho, ou quando Evelin, mesmo com a barriga acentuada frequenta um baile funk.
Meninas mostra o quanto é frágil a inocência de uma criança, fazendo do documentário um conteúdo obrigatório para todos os pais que acham que a barreira de seus filhos é indestrutível, que não percebem a facilidade que suas filhas podem trocar as bonecas de plástico por crianças de carne e osso.

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • O mercador de veneza
    24571 palavras | 99 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas