serviço social
As tabelas que compõem esta divulgação apresentam indicadores voltados para retratar a situação de trabalho das crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade envolvendo aspectos relacionados a alfabetização, educação, rendimento e deslocamento para trabalho e estudo, tendo como base as informações do Censo Demográfico 2010.
A publicação destes indicadores tem como principal objetivo subsidiar a preparação da 3a Conferência Global sobre Trabalho Infantil, a ser realizada no Brasil em outubro próximo.
Em maio de 2013, com o objetivo principal de subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais - PPA dos Municípios no primeiro semestre de 2013, especialmente no que se refere à formulação de políticas públicas de combate ao trabalho de crianças e adolescentes, foi divulgado o Mapa do Trabalho Infantil, constituído de uma parte dos indicadores apresentados nesta publicação. Em reconhecimento aos esforços realizados pelo País para combater o trabalho infantil, o Brasil foi indicado para sediar a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. Para subsidiar a preparação dessa Conferência, o IBGE construiu os Indicadores sobre a Situação do Trabalho Infantil no Brasil, em atendimento à solicitação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e da Organização Internacional do Trabalho - OIT (International Labour Organization - ILO).
Os indicadores que compõem esta divulgação são oriundos do Censo Demográfico 2010 e estão voltados para retratar a situação de trabalho das crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade, envolvendo aspectos de