Analise de Sistemas
Os quartos podem ser alugados no momento em que o hóspede chega ao hotel (desde que existam vagas) ou serem reservados via internet.
Caso seja a primeira vez que o hóspede aluga quartos, ou seus dados tenham sofrido alterações, o hóspede deve ser cadastrado antes de finalizar o aluguel do quarto.
Além do aluguel do quarto, o hotel oferece diversos como restaurante, lavar e/ou passar roupas. Obviamente, qualquer desses serviços, se solicitado, será cobrado na fatura final.
O hóspede pode também consumir os produtos contidos no frigobar, que também são cobrados pelo hotel.
As diárias vencem ao meio-dia. A política do hotel exige que as diárias sejam quitadas semanalmente. Quando o cliente for quitar a fatura, quitará não somente as diárias do(s) quarto(s) que alugou, mas também qualquer serviço que tenha solicitado e os itens consumidos no frigobar.
O hóspede, depois de quitar a fatura, pode permanecer no hotel ou encerrar sua estadia.
Quando for encerrar sua estadia, o hóspede deverá pagar quaisquer serviços e/ou diárias ainda não pagas.
Atores:
Hóspede: este ator representa como o próprio nome diz, os hóspedes que se hospedam no hotel.
Funcionário: este ator representa os funcionários responsáveis por reservar e alugar quartos, bem como manter o cadastro de hóspedes, realizar serviços e quitar diárias.
Sistema de Cartão: este ator representa um sistema externo apresentando interoperabilidade com o sistema do hotel para possibilitar o pagamento por meio de cartão de débito ou crédito.
Casos de Uso:
Reservar Quarto: este caso de uso representa o processo pelo qual um hóspede pode reservar um ou mais quartos no hotel.
Alugar Quarto: este caso de uso representa o processo pelo qual um hóspede aluga um ou mais quartos no hotel.
Manter Hóspede: este caso de uso representa as etapas necessárias para que um funcionário efetue a manutenção do cadastro de hóspedes. Observe que existe um relacionamento de extensão entre esse caso de uso e os casos