António Salazar
Índice:
Introdução ……………………………………………………………………………………………………………………………… 3
Biografia e vida política ………………………………………………………………………………………………………….. 4
Conclusão …………………………………………………………………………………………………………………………….. 11
Bibliografia …………………………………………………………………………………………………………………………… 12
Introdução:
Este trabalho foi-nos proposto pela professora Teresa Moitas, no âmbito da disciplina de História.
O seu principal objectivo é dar a conhecer a todos os leitores a biografia e a vida política do ditador António de Oliveira Salazar.
Esperamos que corresponda às expectativas.
Biografia e vida política:
Político português, filho de António Oliveira e Maria do Resgate, António de Oliveira Salazar nasceu a 28 de abril de 1889, no Vimieiro, uma pequena aldeia de Santa Comba Dão.
De família de pequenos proprietários agrícolas, as primeiras letras aprendeu-as em lições particulares, pois não existia escola na pequena aldeia onde nasceu, e, como muitos jovens da sua idade e condição social, fez a formação académica em ambiente fortemente marcado pelo Catolicismo, tendo frequentado durante oito anos, o Seminário Diocesano de Viseu.
Tendo desistido definitivamente da vida eclesiástica, embora a influência religiosa assim adquirida na juventude nunca mais o tenha abandonado, Salazar matricula-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde teve como colega e grande amigo um sacerdote que viria a ser Cardeal Patriarca de Lisboa, Manuel Gonçalves Cerejeira. É nessa altura que se instala a República em Portugal. Estamos no ano de 1910. Ora, como se sabe, os republicanos perseguiram ferozmente o clero, tendo promulgado um conjunto de leis anticlericais que levou ao rompimento das relações de Portugal com a Santa Sé.
Por outro lado, durante a República, verificaram-se sucessivas greves, golpes e contragolpes de Estado. Finalmente, em 1917, a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial veio agravar ainda mais