Analise de Mercado - McDonald's
O McDonald’s está entre as melhores e mais famosas redes de fast foods espalhadas por todo o mundo, com 35.429 restaurantes em 119 países e um faturamento médio de 22 bilhões de dólares por ano.
Eles oferecem lanches e bebidas de uma forma rápida, além de suas sobremesas com alto teor de açúcar, o que causou um estereotipo de que a comida rápida que ofereciam fazem mal a saúde, a saída foi incrementar o cardápio com opções mais saudáveis, como saladas e frutas.
Atualmente, querem convencer o consumidor brasileiro, que seus sanduiches são apenas detalhes, e que o seu principal foco é alimentos, não o exagero de lanches altamente calóricos e que fazem mal a saúde .
Com seus sanduíches calóricos e sobremesas açucaradas, a rede passou a ser associada a tudo o que havia de errado na alimentação dos consumidores. Foi então que o McDonald's começou a mudar sua atitude, segundo dados da ECD os sanduiches representam 70% do setor que movimenta no total quase 20 bilhões de reais por ano porem sua média de crescimento no pais varia em torno de 5% ao ano, em uma breve analise nota-se que as cafeteiras vieram tomando espaço, e que esse setor faz sucesso em padarias dos bairros, então existe o mcCafé, estima-se que apenas 20% dos brasileiros tenham o hábito de fazer mais de uma refeição por dia fora de casa, e a ideia de que a primeira refeição do dia é a mais importante talvez ajudaria a deslanchar esse campo da rede de fast foods, com a venda de produtos como cappuccinos e pães de queijo.
Em geral está claro que o posicionamento da rede vem sendo observada de perto, ocasionando essa mudança de cardápio para que os consumidores possam se sentir mais saudáveis, com todas as informações sobres os perigos que uma má alimentação podem causar, as pessoas começaram a se tornar mais cautelosas com o que comem por ai, e claro que o McDonald’s tem que acompanhar essa tendência e se adequar aos seus consumidores.