amor
1 Visão geral do capítulo. Registrar, por escrito, o título e subtítulos do texto, comentando-os sinteticamente (de que fala cada um). Dessa forma, já se visualiza o esquema seguido pelo autor.
2 O questionamento despertado pelo texto. Formular perguntas sobre o texto, fundamentadas no título, subtítulos e demais informações, como as não-verbais, por exemplo. Após ler o artigo, formule 5 (cinco) questões e dê as respostas de acordo com o texto. (10 linhas, no máximo, para cada resposta.
3 Estudo do vocabulário. Ler todo o texto e fazer um levantamento apenas das palavras não compreendidas no contexto. Tentar captar o seu sentido. Se necessário, use o dicionário (inclusive on line). É importante que o grupo faça um comentário crítico sobre o vocabulário, apontando-o como fácil, difícil, técnico, etc, explicando os motivos e a função da escolha vocabular da autora.
4 A linguagem não-verbal. Leitura de formas, volumes, massas, movimentos, tamanhos e direções das linhas, traços, cores, mapas, ilustrações, gráficos, charges, tabelas, sinais, setas, números, luzes etc. (se o artigo apresentar essas imagens), que não podem ser vistos como meros “enfeites” do texto. Prestar atenção nas marcas textuais normalmente usadas para destacar ideias, como CAIXA-ALTA, negrito, itálico, sublinhado, “aspas”, (parênteses), [... colchetes], entre outras. Não se esquecer de indicar sempre a função e o motivo pelo qual foi usado esse tipo de linguagem.
5 A essência do texto. Identificar e transcrever, COM SUAS PALAVRAS, as ideias principais do texto, apoiando-se em dois critérios: no seu objetivo de leitura e nas marcas textuais normalmente usadas para destacar ideias (não-verbais). Identificar não apenas as ideias principais do autor como também os enunciados nos quais ele se apoia para defendê-las. (Máximo de 10 linhas)
6 A síntese do texto. Resumir o texto. Copiar o resumo escrito pelo autor, com as