Diferenças do totalitarismo
O professor de história da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Paulo Cavalcante explica que o totalitarismo é a palavra que tem mais diferenças, não sendo adequado usá-la como sinônimo das demais. O termo aparece com o fascismo italiano no início do século 20 e sugere uma forma de domínio radicalmente nova para a época, que busca destruir as capacidades políticas do indivíduo, isolando-o em relação à vida pública.
Totalitarismo = Totalitarismo é um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo").
Pode ser resultado da incorporação do Estado por um Partido (único e centralizador) ou da extensão natural das instituições estatais. Geralmente, é um fenômeno que resulta de extremismos ideológicos e uma paralela desintegração da sociedade civil organizada. A distinção entre totalitarismo de direita (Nazismo, Fascismo, Franquismo etc...) e de esquerda (Estalinismo, Maoísmo etc...) é insuficiente para compreender suas particularidades, funcionamento e aspirações enquanto regime político da modernidade.
O totalitarismo é um regime inserido na 'sociedade de massas', não existindo enquanto tal antes do século XX. São paradigmas na história os regimes totalitários de Adolf Hitler e Josef Stalin, respectivamente na Alemanha e na União Soviética.
O Totalitarismo foi objeto de sátira na obra de George Orwell.
ditadura=Ditadura é o regime político em que o governante (ou grupo governante) não responde à lei, e/ou não tem legitimidade conferida