Analise de Gerações
Fabiana Contini Nunes da Silva
Estudante de Pós Graduação em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas. Turma F1- Faria Lima 2013/2014 e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu.
RESUMO
Este estudo propõe desvendar as características e comportamentos das últimas quatro gerações: Z, Y, X e Baby Boomers. Além de trazer reflexões pessoais de como a geração Y deve se relacionar com as demais gerações nas organizações.
1 INTRODUÇÃO
É comum depararmos com todos os tipos de gerações nas organizações. Lideres de todas as idades. Pessoas com ideias e ideais diferentes, interagindo entre si o tempo todo.
Quais são os perfis destes profissionais? O que eles pensam? O que buscam? Como se relacionam ou como deveriam se relacionar?
Estamos no século XXI, e já tivemos várias gerações diferentes. Atualmente estudiosos dizem que em média, a cada década nasce um novo comportamento. De tempos em tempos somos influenciados por fatores de cunho familiar e ou político e ou religioso e ou tecnológico e ou cultural... Ou seja a geração é nada mais nada menos do que o espelho da sua própria alma, ou melhor da sua história.
2 GERAÇÃO BOOMER
A primeira das cinco últimas gerações, nasceu antes de 1946, hoje eles teriam mais de 67 anos. Esses veteranos, também conhecidos como boomers; presenciaram guerra, escassez e sua principal caracteristica é a lealdade e a disciplina. Os Boomers não serão foco do nosso estudo. Raramente vemos colaboradores com esta faixa etária nas empresas, pois os mesmos foram beneficiados merecidamente pela aposentadoria.
3 GERAÇÃO BABY BOOMER
A segunda geração, Baby Boomer, surgiu logo após a segunda guerra mundial. Eles foram batizados por bebes, porque o indice de natalidade da época cresceu muito, após o retorno dos soldados.
A Geração da TV , Baby ou Geração Eu, foram educadas com rigidez , são aversas a conflitos armados, amantes da vida, da arte, do