analise de empresa
CURSOS SECRETARIADO EXECUTIVO
BACHARELADO
ACADÊMICO
DARIELSON MACEDO MOREIRA
2012
FACILITADORA
MARÍLIA G. SILVA LOBATO
RESENHA CRÍTICA
CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Uma verdade não absoluta.
MACAPÁ-AP, 2014
CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Uma verdade não absoluta.
Esta resenha irá propor um resumo e um pensamento crítico acerca do Artigo Científico “As sete teses equivocadas sobre o conhecimento científico: reflexões e epistemológicas”. Obra de Janara Sousa1.
A obra, como o próprio título já diz, tem como objetivo mostrar as opções didáticas para facilitar a compreensão do nosso objeto de estudo e distinguindo as ideias entre o conhecimento científico e outros conhecimentos, como a religião, filosofia e etc.
Em primeiro momento, a autora procurou salientar as formas de abordagem do conhecimento científico. O senso comum, sendo um assunto complexo, este pode ser percebido ou até mesmo descoberto no simples acordar do dia, através de dúvidas e pensamentos a cerca de um possível objeto de estudo.
De tal forma, ele precisa ser estruturalizado e fomentado afim de sustentar ainda mais suas ideias quando se há opiniões e pensamentos de terceiros. Partindo deste pressuposto, a autora apresenta as Sete Teses equivocadas sobre o conhecimento científico, haja vista mais de sete, porém como a mesma diz, a abordagem de sete dá a possibilidade de uma abordagem mais complexa, afim de entender melhor o que a obra quer explicar.
1ª Tese: O conhecimento científico é o único conhecimento válido e confiável porque explica a realidade como ela é.
A autora procurou explicar o objetivo do conhecimento científico, afim de ajudar a esclarecer as dúvidas quando estamos tratando da ciência e que não se poder ser confiável e válido.
A partir do momento em que começamos a entender o mundo em que vivemos, podemos levantar várias ideias e assuntos, desde as mais simples, até as difíceis de se explicar, porém ambas