analise de dados
Existem recompensas intrínsecas e extrínsecas, sendo fundamental saber como as distinguir. As recompensas extrínsecas são compostas por diversos tipos de incentivos, benificios, símbolos de estatuto. As recompensas intrinsecas são compostas por o desenho funcional, autonomia, responsabilidade, oportunidades de desenvolvimento profissional, envolvimento dos trabalhadores na definição dos objectivos estratégicos da organização, clima organizacional e estilo de gestão.
Analisando o acordo em questão concluímos que existem recompensas extrínsecas:
Benificios sociais :
Diuturnidades, segundo a clausula 50: os trabalhadores tem direito a este benificio por cada cinco anos de antiguidade na empresa;
Subsidio de alimentação, segundo a clausula 51: todos os trabalhadores tem direito a subsidio de alimentação de 6,86;
Subsidio de Natal, segundo a clausula 57;
Benificios específicos:
Subsidio de exploração, segundo a clausula 52: todos os trabalhadores que prestam regime em horário variável irregular\ regime de horário variável regular.
Existem recompensas intrinsecas:
Mecanismos de reconhecimento:
Premio de avaliação de desempenho (segundo o anexo II): pode existir uma progressão ao nível horizontal – o trabalhadores transita do nível 1 para o nível 2 da grelha salarial; progressão vertical – trabalhador transita da sua função profissional para outra mais qualificada.
De uma forma geral pode-se afirmar que no nível 1, o ordenado mais baixo e 855,35 e, antagonicamente, no nível 7 o ordenado mais elevado e de 2164,67. E’ importante salientar que o salario varia consoante o nível, a função e o grupo.
Trabalho suplementar: prestado em dia útil, sendo a primeira hora paga com um acréscimo de 50% e a segunda e seguintes 75%. No caso de trabalho suplementar prestado em dia de descanso semanal obrigatório, o acréscimo e’ de 150%.
Trabalho