Analise de cenários econômicos
Define-se economia com uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos.
Os recursos escassos são os bens e serviços empregados na produção através de uma tecnologia conhecida para a produção de outros bens e serviços com maior valor agregado e destinados a satisfazer a procura.
A economia estuda as atividades econômicas cujas operações englobam o emprego da moeda e a troca de bens entre indivíduos, empresas e órgãos públicos. Observa de um lado, o comportamento das empresas que procuram produzir de modo eficiente, reduzindo os custos, a fim de obter melhores resultados. Por outro lado, avalia o comportamento dos consumidores, tendo em vista os preços, os valores que dispõem e a oferta de bens e serviços no mercado.
1. FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLITÍTICA MACROECONÔMICA
A macroeconomia é um campo da economia especializado na analise das variáveis agregadas: produção nacional total, renda, desemprego, balança de pagamentos, taxa de inflação, etc.
A macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, de períodos de recessão a períodos de prosperidade, enfim pode-se dizer que o objetivo da macroeconomia é estudar a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais.
Dada a variação dos fins da política macroeconômica, seus resultados são mensurados por diferentes indicadores de desempenho, como taxa de crescimento do produto agregado, as taxas de desemprego, índices de preços, saldos das transações externas, etc. A economia pode apresentar resultados satisfatórios em uns e desastrosos em outros. (ROSSETI, 2000).
1.1 POLÍTICAS MACROECONÔMICAS
1.1.1. Produto Agregado
A taxa de crescimento do produto agregado direciona a um dos mais importantes objetivos da política macroeconômica, a expansão da oferta agregada de bens e serviços. Não são, porém quaisquer taxas positivas de crescimento do produto agregado que satisfazem as condições para se