Palavras
Palavra simples - Palavra formada por um único radical, sem afixos derivacionais mas podendo exibir afixos flexionais. ex.: “casas” é uma palavra simples.
Palavra complexa - Palavra formada por derivação ou por composição. ex.: “caseiro” e “casa de banho” são palavras complexas.
Base - Constituinte morfológico, que inclui obrigatoriamente um radical, a partir do qual se formam novas palavras. ex.: "doc-" é a base para "adoçar"; "adoça-" é a base para "adoçante".
Derivação - Processos que envolvem adição de constituintes morfológicos Afixação - Processo morfológico que consiste na associação de um afixo a uma forma de base. Como existem vários tipos de afixos, também existem vários tipos de afixação, destacando-se a prefixação e a sufixação. A flexão e a derivação são processos morfológicos realizados por afixação.
Prefixação - Processo morfológico que consiste na associação de um prefixo a uma forma de base. Sufixação - Processo morfológico que consiste na associação de um sufixo a uma forma de base. Parassíntese - Processo morfológico de formação de palavras que consiste na associação simultânea de um prefixo e um sufixo a uma forma de base. ex.: a[padrinh]ar - a[podr]ecer - a[joelh]ar - en[gord]ar
Processos que não envolvem adição de constituintes morfológicos
Conversão - Processo de formação de palavras, também chamado derivação imprópria, que procede à integração de uma dada unidade lexical numa nova classe de palavras, sem que se verifique qualquer alteração formal. ex.: olhar (verbo)-> olhar (nome)
Derivação não-afixal - Processo de formação de palavras que gera nomes deverbais, acrescentando marcas de flexão nominal a um radical verbal. ex: troc- ->trocar > troco;- abrac >abraçar- -> abraço
Composição - Processo morfológico de formação de palavras que recorre à associação de duas ou mais formas de base. Em português, há dois tipos frequentes de composição: a composição morfológica