Análise dos cenários econômicos
Análise de Cenários Econômicos
Ana Cláudia Gomes de Oliveira RA: 001201101064
Anderson Luiz Pereira RA: 001201101104
Ávilo Nazareno M. Brasil RA: 001201101444
Claudio Martins RA: 001201101453
Isabel Cristina A. Ridolfi RA: 001201101910
Ednei José Vecchiato RA: 001201101916 “OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. OS NOVOS DESAFIOS DA AUTOMAÇÃO.”
QUAIS SERÃO AS NOVAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS NO SEGMENTO?
AGENTES
Os agentes no ambiente da tecnologia da informação podem ser divididos em vários segmentos, pois se trata de diversas ramificações de uma unidade de estudo muito expandida e que apresenta novidades a cada tempo.
A maturidade no segmento da tecnologia da informação se dá em dimensão menor que em comparação a outros segmentos de estudo.
O que hoje é novidade ou inovação, amanhã poderá ser ultrapassado e antiquado. Novas tecnologias surgem a cada dia e não há como limitar sua expansão. Cada novidade traz consigo não mais apenas uma forma de analise individual, mas uma “teia” de análises que podem influenciar ou não outras, que por si gerariam novas outras ramificações.
Nos subitens a seguir, citaremos alguns dos agentes que podem contribuir para uma analise econômica futura deste segmento:
INVESTIDORES
Estes a cada dia são mais raros e buscam apenas os focos de evolução que podem retornar financeiramente aos investimentos de forma extremamente rápida. O que no passado buscava-se investimentos com retorno em 5 ou 10 anos, atualmente buscam retorno na grandeza de um ano.
Além de que a tecnologia da informação propagou-se de tal forma que se podem criar novas variações do que existe ou novidades até em locais mais remotos e inimagináveis. Países como a Índia, que no passado representava apenas um berço de uma cultura interessante e com uma atividade rural intensa, atualmente é um país gerador e exportador de mão de obra altamente qualificada para o segmento da tecnologia da informação.