Análise crítica sobre o cenário econômico financeiro no brasil
A Economia Brasileira no Cenário Mundial
O Brasil tem conquistado grande destaque na economia mundial nos últimos anos, porém, se comparado aos Estados Unidos, maior potência econômica mundial, ainda tem um longo caminho a percorrer.
A economia norte-americana funciona completamente dentro dos parâmetros capitalistas e é proeminente em diversos setores econômicos, ou seja, apesar de apresentarem uma das maiores produções agropecuárias do mundo, também se destacam na produção industrial e tecnológica. O país conta com uma infraestrutura altamente desenvolvida, com investimentos pesados em educação segurança, comunicação, que por sinal é considerada uma das mais eficazes do mundo, e nas redes viárias e ferroviárias, que estrategicamente permitem uma integração de todo o território, principalmente aos grandes centros econômicos do país.
A realidade brasileira é outra. Possui suas commodities representadas quase que exclusivamente por produtos agropecuários, deixando de investir também no setor industrial que apesar de ainda ser menos expressivo também contribuem para o crescimento econômico do país. Em nota ao site Tribuna do Norte, a Confederação Nacional da Indústria (2012) revela um quadro alarmante. “A indústria de transformação está estagnada. Tendo crescido apenas 0,1% em 2011, inicia 2012 com um carregamento negativo de 3,3% e se descola do resto da economia". Ainda na avaliação da Confederação as elevadas taxas de juros e o baixo crescimento da produtividade oneram os custos de se produzir no Brasil e limita a competitividade de seus produtos no mercado mundial. Segundo a CNI para alavancar o PIB é necessário investir em políticas monetárias que favoreçam o crescimento industrial.
O Brasil deve continuar investindo no setor agropecuário, porém, a exemplo dos Estados Unidos, deve desenvolver um cenário que também seja adequado para o crescimento dos demais setores de sua economia.
Uma