Movimento retilíneo uniforme
Engenharia de Alimentos
MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME
Maio/2012
1. Introdução
Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não nula) são chamados movimentos uniformes. Então, se a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Daí decorre que, no movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
2. Objetivo
Apresentar os resultados obtidos para a posição, tempo e velocidade, com seus respectivos erros, de um carrinho (corpo de prova) que se movimenta sobre um trilho de ar, inferindo a partir dos dados coletados no laboratório, os quais sofreram um tratamento estatístico, qual o tipo de movimento que o corpo apresentou, que para o caso estudado será o movimento retilíneo uniforme.
3. Procedimento experimental
1. Materiais utilizados: Cronômetro; Corpo de prova; Trilho (fluxo) de ar; Trena; Lápis; Nível.
2. Experimentos realizados:
Primeiramente, com o auxilio de um nível, o trilho de ar nivelado através de parafusos existentes nos pés do mesmo. Em seguida, treinou-se o uso do cronômetro, para facilitar o processo posteriormente. Marcou-se um risco no trilho de ar, com o auxilio de um lápis e uma