Analise de campanha
Goiânia, 2013
Campanha O Boticário “Conto de Fadas” A campanha traz a idéia de que usando O Boticário as princesas ficam poderosas, sedutoras, atraentes, e terá todos os homens, príncipes, dragões e lobos maus aos seus pés. As peças traziam as princesas Branca de Neve, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho.
Branca de neve: “Era uma vez uma garota Branca como a neve que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões. Mas vários morenos de 1,80 M.’’
Problema Real: É a padronização da beleza que todas as lojas de cosméticos fazem em relação à mulher. Na imagem, usaram uma mulher linda, branca e de olhos azuis, porém, a frase, fala de “uma mulher BRANCA, que causa INVEJA, não por estar rodeada de ANÕES, mas sim de MORENOS DE 1.80m.” O que leva a pensar que só a mulher branca é linda de causar inveja? O que querem dizer com “não ser rodeadas por anões”? Seria algum tipo de descriminação, deduzindo que por serem anões representam a feiúra? Pobreza, vergonha? E os morenos de 1.80m?
Solução Proposta: Mostrar para toda mulher que ela deve assumir o que realmente são, que a beleza vem do fato delas serem mulheres e não por ser branca dos olhos azuis. E que elas podem sim ficarem tão belas quanto uma princesa, e não importa se é branca, negra, ruiva, amarela, desde que usem produtos do O Boticário.
Crítica: A crítica tem como destinatário as empresas de cosméticos, centros de beleza e etc, que são as verdadeiras fábricas da beleza fictícia, que padronizaram a beleza feminina, que só é belo aquilo que é criada por revistas de modas, atrizes e cantoras, só aquilo que eles mostram nas mídias, e com isso faz com que muitas mulheres não se sintam belas de verdade pelo fato de não tem uma pele perfeita, ou os olhos claros e cabelos