Análise de campanha política
UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE O CANDIDATO LULA DA SILVA E DILMA Rousseff
Resumo
O presente trabalho procura compreender o papel da política de comunicação pública estatal na construção da imagem do governo do PT, aferindo e discutindo qual a imagem pública programada e processada discursivamente pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom) e por seu órgão vinculado, a Empresa Brasileira de Comunicação S/A (Radiobrás). Este esforço de compreensão tem como base reflexões teóricas sobre a política de comunicação pública estatal, sobre a importância da imagem pública na contemporaneidade e sobre a influência do marketing político na esfera da visibilidade. O estudo analisou os objetos comunicacionais produzidos pela Secom e pela Radiobrás: o boletim eletrônico Em Questão; o material produzido pela Agência Brasil; e o programa de rádio Café com o Presidente. Uma análise empírica foi realizada para identificar as imagens públicas programadas sobre a atuação governamental perante a realidade brasileira, através de quatro eixos centrais: a construção da imagem pública do governo, a influência do marketing político, os apelos estratégicos utilizados pelo governo e, finalmente, a simulação de características jornalísticas noticiosas nas mensagens. Esses quatro eixos possibilitaram uma compreensão ampla da construção da imagem pública do governo do PT e de quais são os objetivos de sua política de comunicação pública estatal.
Palavras-Chave: Governo do PT, espaço público, política de comunicação pública estatal, imagem pública, marketing político, notícia, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Introdução
A relação entre comunicação e política tem sido amplamente estudada na busca de se compreender as inter-relações desses dois campos na realidade brasileira. A comunicação tem, hoje, uma importância fundamental na ampliação da esfera pública e na união dos membros de uma sociedade.