Analise de Assunto
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
EDILENE
JULIANA
THALISSA
ANÁLISE DE ASSUNTO E INDEXAÇÃO
BELO HORIZONTE
2013
EDILENE
JULIANA
THALISSA
ANÁLISE DE ASSUNTO E INDEXAÇÃO
Trabalho apresentado á disciplina Fundamentos da Organização da Informação, ministrada pela
Professora Lídia Alvarenga, para
Obtenção parcial de nota no curso de
Graduação em Biblioteconomia da
Universidade Federal de Minas Gerais -
UFMG.
BELO HORIZONTE
2013
Introdução
A literatura na área da Ciência da Informação mostra que a indexação é uma forma de representação do conhecimento que faz uso da análise de assunto para identificar e selecionar os conceitos que representam a essência de um documento. Consiste em uma das etapas mais importantes do trabalho do indexador, isto porque, objetiva representar o conteúdo de um documento por meio de termos extraídos de um texto original.
Para se atingir a recuperação da informação é necessário um trabalho criterioso de análise dos documentos para extrair os assuntos que deverão ser indexados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sistematizar as principais contribuições da indexação e da análise de assunto em termos da ciência da informação, proporcionando uma visão geral e de fácil entendimento .
Definição de Análise de assunto e Indexação Segundo Eduardo Wense Dias análise de Assunto é o processo de leitura dos documentos existentes em bibliotecas e sistemas de recuperação da Informação visando identificar os assuntos de que tratam para que possam ser recuperados nos catálogos e índices. Esse trabalho está submisso à interferência de diversos fatores atrelados à pessoa daquele profissional, como nível de conhecimento prévio do assunto de que aborda o documento, formação e experiência, subjetividade, além de fatores linguísticos, cognitivos e lógicos. É importante