Analise de articulacao em audiovisual
Introdução
Pretendemos com este capítulo abordar a questão das semióticas sincréticas com base na análise do texto de Ana Teixeira concretamente o capítulo que a autora aborda a questão da Lógica de Articulação de Linguagens no Audiovisual. Esta área da semiótica tem desenvolvido demasiado nos últimos acompanhando de certa forma a dinâmica dos meios de comunicação audiovisuais, sonoros e até mesmo os impressos.
Nossa análise vai basear-se apenas na análise de audiovisuais visto que o tema é bastante complexo e que por via disso nos limitaremos a abordar apenas um tema. O nosso trabalho compõe uma estrutura que nos permitira perceber na essência o foco da autora e com perceber a lógica da linguagem audiovisual. O trabalho vai comportar para na sua essência o resumo e a analise dos textos, onde no primeiro faremos uma síntese do texto e de seguida uma análise.
Antes de aprofundar o nosso estudo, será importante elucidar o leitor sobre o que de facto vem a ser a semiótica sincrética, bem como alguns aspectos que farão parte do nosso trabalho. A nossa pesquisa será guiada com uma metodologia bibliográfica de forma colher opiniões de diversos autores e desta forma fazer uma análise comparativa.
Revisão da Literatura
Esta área do trabalho servira de auxílio ao leitor a medida que trará conceitos básicos em torno do tema em análise, comecemos então por definir semiótica na óptica de Nöth (2003, p. 5) citado por Peirce, ao afirmar que Semiótica é a ciência dos signos e dos processos significativos ou semiose, que ocorrem na natureza e na cultura. Logo podemos observar a semiótica em tudo que nos rodeia. Nicolau (2010, p. 7) baseado nos princípios de Peirce análise a semiótica numa perspectiva triádica baseando-se numa tríade de classificações e