Ciclones industriais
* CONTROLE DE POLUIÇÃO
FABRICAÇÃO DO CIMENTO
PRÉ-SEPARAÇÃO DE AREIA DO PETRÓLEO
A produção de areia associada à produção de petróleo (principalmente OFFSHORE) é um problema crítico às plantas de separação existentes nas plataformas de produção de petróleo. A areia pode causar severas erosões em válvulas e linhas, bem como o seu acúmulo em equipamentos com alto tempo de residência pode exigir a parada da planta para limpeza dos mesmos, podendo causar prejuízos à produção e danos aos equipamentos.
Os desarenadores são equipamentos do tipo ciclone, utilizados na separação entre a areia e o fluido produzido com o objetivo de minimizar os problemas causados pela presença de sólidos nessas correntes. Estes equipamentos promovem a separação de partículas do gás através da criação de forças centrífugas que forçam as partículas mais pesadas a se moverem na direção da parede. Essas partículas continuam se deslocando em um movimento espiralado junto à parede interna do ciclone até alcançarem a saída inferior do equipamento, o underflow.
Alguns poços atualmente apresentam uma produção volumétrica de gás muito maior do que de líquido. Nesse caso, os ciclones poderiam ser instalados a montante do primeiro separador de produção e utilizados com o objetivo de separar os sólidos, bem como a mistura de óleo e água dispersa no gás produzido. Considerando que a relação de densidades entre gás e líquido é da ordem de 1000 (dependendo da pressão de trabalho) enquanto entre o líquido e o sólido é da ordem de 2, supõe-se que esses equipamentos estariam inicialmente separando o gás dos outros elementos produzidos.
Os danos causados pela areia podem variar em intensidade, podendo ou não ser necessária alguma intervenção. Dentre os principais contratempos desta produção podemos citar a deposição de areia no interior do poço, encobrindo os canhoneados, reduzindo ou até mesmo causando a interrupção do fluxo; erosão de equipamentos de