Ciclone
A separação de partículas de um fluido nos processos de sedimentação e decantação ocorre pela ação da gravidade sobre as partículas. Aplicações dos processos de sedimentação incluem: a remoção de sólidos de resíduos líquidos, a decantação de cristais de magmas, a deposição de partículas sólidas de alimentos líquidos, na separação da borra em processos de extração sólido-líquido (extração de óleo), entre outros. As partículas podem ser: partículas sólidas ou líquidas em gotas. O fluido pode ser um líquido ou um gás que podem estar em repouso ou em movimento.
1.1- Separação de sólidos e líquidos de gases
Os principais objetivos na separação de partículas sólidas ou líquidas de uma corrente gasosa estão associadas com:
- Limpeza de gases. Ex. gotículas em evaporadores, reatores e colunas de absorção.
- Controle da poluição. Ex. Poeira, fumaça.
- Segurança. Ex.Partículas inflamáveis ou explosivas (silos).
- Recuperação de material arrastado. Ex. Secagem em spray dryer.
1.2- Equipamentos
Usualmente os equipamentos utilizados para realizar a separação são: Câmaras gravitacionais e Ciclones. A escolha do equipamento depende do tamanho das partículas, da concentração, da densidade, da vazão, temperatura e características físico-químicas do gás.
2- Ciclone – Separador Ciclônico
Os ciclones são equipamentos utilizados para a coleta de partículas (limpeza de gases) e do ponto de vista de investimento e operação é o meio mais barato para coleta de partículas (Válidos para a eliminação de partículas entre 5 a 10 μm. na prática o limite é de 50 μm.). No ciclone, o gás carregado de pó entra tangencialmente na câmara cilíndrica ou cônica em alta velocidade (6-20 m/s ou 80km/h), por um ou mais de um ponto e sai por uma abertura central. Dentro do ciclone as partículas, por serem muito densas, experimentam na direção radial dois tipos de forças opostas: a força centrífuga e de arraste, pois permanecem na trajetória tangente ao