analise critica -
Regressão de Idade pela Hipnose: Uma História Verdadeira
Lembranças de natais passados?
Em 1949 embasado num competente estudo de ROBERT TRUE que fez voluntários hipnotizados regredirem a seus Natais e festas de aniversários aos 10,7 e 4 anos de idade. Em cada caso, perguntou em que dia da semana cairia. Sem hipnose, a chance de uma pessoa poder indicar de imediato o dia de um evento há muito passado é de 1 em 7. De maneira extraordinária. As respostas dos hipnotizados foram 82% corretas. Outros pesquisadores foram incapazes de reproduzir os resultados de True. Em 1982 MARTIN ORNE questionou TRUE por que, ele respondeu em uma publicação em que saiu seu artigo, se encurtar a pergunta fundamental para: QUE DIA DA SEMANA É? Na verdade ele pergunta as pessoas sob-regressão de idade: “É SEGUNDA FEIRA? É TERÇA?” E ASSIM POR DIANTE. * ATÉ A PESSSOA RESPONDER COM UM SIM.
Orne indaga se ele sabia o dia da semana ao fazer a pergunta, e TRUE responde que sim, mas não entendia por que Orne queria saber.
Você sabe por quê? O experimento de True parece ser um ótimo Exemplo de como o hipnotizador pode sutilmente influenciar a memória do hipnotizado (e, de um modo mais geral, como os pesquisadores podem sutilmente comunicar suas expectativas). “tendo em vista a ansiedade do hipnotizado em atender aos pedidos que lhe são feitos”. Presumiu Orne, é preciso apenas uma mínima mudança de inflexão (ao perguntar “È quarta-feira?”) para que a pessoa responda “SIM”.
O golpe final no experimento de True ocorre quando Orne perguntou a crianças de 4 anos que dia da semana era. Para sua surpresa, nenhuma sabia. Se crianças de 4 anos geralmente não sabem qual é o dia da semana, então os adultos de TRUE forneciam uma informação que provavelmente não conheciam quando tinham 4 anos.
Lembranças de Vidas Passadas? Se as regressões hipnóticas á infância são em parte imaginarias, então até que ponto se pode acreditar nas alegações de “regressão a vidas passadas”