analise critica
O currículo de uma escola democrática deve visar à humanização, o aluno deve ter desenvolvimento cultural, que é entendido como as características de cada individuo como, sua classe social,etnias, gênero e diversidade biológica. O currículo democrático deve promover acessibilidade a novos conhecimentos, não somente o que eles vivenciam, estes teóricos e práticos, mas respeitando sempre suas diversidades, mostrando partir daí o que é democracia.
Os materiais curriculares, “São meios que ajudam os professores a responder aos problemas concretos que as diferentes fases do processo de planejamento, execução e avaliação lhes apresentam... Todos os materiais curriculares utilizados por professores e alunos são veiculadores de mensagens e atuam como transmissores de determinadas visões da sociedade, da história e da cultura, havendo ser analisados a sua dependência ideológica e o modelo de aula a que induzem.” ( A Pratica Educativa / Antoni Zabala).
Segundo Antoni Zabala, são conteúdos que facilitam o planejamento, a avaliação e até a interação do professor para com seus alunos. Ajuda os alunos a entender seu meio social e sua história. Concordo com Zabala, no processo de ensino-aprendizagem todo conhecimento precisa de materiais e recursos. Sendo este qualquer instrumento didático, que contribua para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do professor em sala