Analise critica
Realmente a questão que toma grande parte do tempo de uso de um sistema é a interface intuitiva ao usuário, como afirma o artigo engenharia de usabilidade de Jakob Nielsen, pode se diminuir consideravelmente os prejuízos de uma empresa.
Como afirma Jakob acontece casos de mudança onde a economia ocasionada dentro da empresa parece ser pouca mas que no fim se mostra gigantesca.
Como é o caso da telefonia onde apenas a formulação de atendimento acabou por ceder uma economia milionária. é interessante a questão de pesquisa realizada com os futuros usuários do sistema que será implementado para determinada empresa, pois a partir desse ponto pode se ter uma idéia do que será preciso desenvolver em relação a usabilidade e intuitividade do sistema.
Como afirma Jakob deve- se pensar analisar muito bem o tipo de usuário que irá utilizar o sistema.
Complementando Jakob deve – se pensar em algo funcional e que seja uma forma bem simples de utilizá-la não para nós desenvolvedores; mas para um aspecto mais principiante possível a fim de que o sistema não tome muito tempo do funcionário, que seja rápido a ponto de ceder lucratividade a empresa.
Deve se analisar dar prioridade ao ponto de vista que o sistema facilite as ações da empresa e não a de dificultar.
Jakob afirma que o ponto em que da-se a menor lucratividade é a parte da perca de tempo que um sistema oferece na usabilidade ou então na intuitividade, ele é bem claro que se um funcionário demorar mais tempo para realizar uma ação do sistema ele deixara talvez de efetuar uma venda a mais ou então deixara de atender um cliente ou até mesmo um telefonema importante, e muitas vezes isso ocorre por falta de uma indicação mais intuitiva de um botão ou então quando ocorre um erro uma explicação mais simples sobre o que está acontecendo dentro do sistema.
É interessante a forma com que Jakob pensa e afirma com dados relevantes de sua pesquisa.
É fato que tempo é dinheiro portanto Jakob esta