Analise Critica : Grupos
Grupo social é qualquer aglomerado de pessoas que contenham interação consciente entre elas.
Pra ser um grupo social tem que ter um interesse em comum, objetivo, um foco de atenção, algo que as liguem, elas tem que ser identificar de algum jeito, por exemplo, todos brasileiros cujo tenham sentimento de pátria, exaltação a pátria, diferente de pessoas esperando no ponto de ônibus pois entre elas não há nada em comum.
Traços distintivos de grupo
Todos homens participam de vários grupos ao mesmo tempo, por isso, tem classificação de grupos como: Grupos primários , secundários, culturais, formais, informais, religiosos, de esportes ou de algum curso.
Por exemplo: Uma pessoa faz parte de sua família, de um grupo de amigos, um curso de inglês, religião protestante, de uma empresa (colegas de trabalho), assim por diante.
Membros de grupo podes se diferenciar por uniforme, pelo dialeto ou língua, pinturas no rosto, forma de se cumprimentar.
Dependendo do grupo você ganha recompensa como apoio ou no grupo de uma empresa salário.
Grupos como organismos vivos não conseguem viver em total isolamento, tem que sempre estar em contato com outros grupos.
Elos entre grupos
Sempre pessoas de um grupo precisam de outros grupos, por exemplo, um professor de matemática precisa de profissionais em medicina, uma pessoa precisa de pessoas pra vender o que come e o que veste.
Assim, embora cada grupo social seja um órgão vivo, ele faz parte de um organismo bem maior que engloba todos os grupos em uma fantástica e dinâmica rede de relacionamentos.
Há também processos intermináveis como: montar e desmontar grupos ou divisões, movê-las, alterá-las, entre outras coisas.
O indivíduo e o grupo
Atribui-se a Aristóteles a frase “O homem é, por natureza, um animal social”. É muito importante