Analise Critica dos Parâmetros Curriculares Nacionais
A LDB (Lei de diretrizes de bases ano 1996) tornou varias aplicações para a educação. Com isso surgiu os Projetos curriculares Nacionais (PCN’s) sempre seguindo o que a LDB impõe.
Os recursos da educação incluem tanto os domínios tradicionalmente presentes no trabalho escolar, se preocupado com a saúde, a ética, dignidade e também a sexualidade. Isso traz a responsabilidade de apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como um cidadão participativo, conhecedor de seus direitos, deveres e valores, respeitando o outro e para si o mesmo respeito, adotar hábitos novos.
Tudo isso deve se encaixar primeiramente nos PPP (projetos políticos pedagógicos, a identidade da escola, que se encaixam na LDB, mas o profissional deve dialogar com seus alunos, para impor idéias e discutir com eles sobre o assunto, de forma coerente em cada fase do aluno, utilizar varias formas de pesquisas, informações, por exemplo, um trabalho de educação física no ensino fundamental ajudaria o aluno a ter oportunidades de um conhecimento maior, conhecer melhor o corpo, as habilidades motoras, como se expressar , seu lazer, tudo para uma melhor qualidade de vida.
Os PCN’s também são divididos em ciclos, o 1º e 2º para series inicias, com atividades lúdicas, o 3º e 4º ciclo para series finais, com um raciocínio mais abstrato Os ciclos têm como objetivos bem parecidos mais cada um com seus pontos para ensinamento.
O que vemos no nosso dia a dia, não está sendo bem cumprido no que esta escrita nos PCN’s, tem muitos profissionais competentes como tem maus profissionais, para muitos a educação escoltar tem lembranças boas, mais tem uns que não tiveram uma educação muito boa, adequada, tem lembranças de um ensino não feito corretamente, e isso quando se tem na educação infantil pode ficar marcas para o resto da vida. Às vezes os professores acabam esquecendo-se de ensinar aos alunos, tais esportes, de