EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Esta Produção de Aprendizagem que iremos apresentar falará um pouco sobre a Estrutura e Organização da Educação Brasileira, Educação e Diversidade e da construção social dos sujeitos e a compreensão ao Multiculturalismo nas Escolas.
Muitos dos que estudam o comportamento humano nas escolas, educadores e alunos, percebem a vasta gama de personalidades representadas por essas pessoas. Sabe-se que a personalidade de uma pessoa é definida, dentre outros aspectos, pelo contexto cultural em que ela está inserida, e sabe-se também que mesmo dentro de um mesmo espaço, neste caso a escola, apresentam-se diversos contextos culturais distintos.
Estando ciente disso, nosso objetivo é mostrar como se dá esse processo de formação de personalidade variada de acordo com o meio em que o sujeito está inserido, e como essas diferenças são trabalhadas no ambiente escolar.
Isto torna a pesquisa válida, pois através dela se esclarecerão questões ditas como complexas dentro da escola, tais como preconceitos e exclusão social, já que assim teremos um conteúdo norteador no que tange às diferenças presentes dentro da escola.
Sabemos que a Educação tem sido entendida como um direito social e um processo de desenvolvimento humano. Como pôde ser observado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Educação Escolar corresponde a um espaço sociocultural e institucional, responsável pelo trato pedagógico do conhecimento e da Cultura. Na realidade, às práticas educativas que se pretendem universalistas, isto é, iguais a todos, acabam sendo as mais discriminatórias.
Daí a luta histórica dos movimentos sociais, e, de maneira específica, a dos movimentos negros brasileiros por uma sociedade mais justa e uma educação que valorize cada sujeito, inclusive o negro, sempre excluído da história e cultura desse País. Sendo assim, os PCN procuram homogeneizar, garantir uma equidade social e mascaram as desigualdades econômicas, sociais e culturais e, apesar dos