ANALISE CRITICA DO FILME DIVA
Disciplina.T.T.P2
Docente.Kennya Santos Teixeira
Acadêmica. Regiane Sabino Vieira Analise Critica do Filme Divã
Porque Mercedes decide procurar um analista?
Ela decide procurar um psicanalista (Dr. Lopes ),mesmo não sabendo o real motivo que a levaria até lá.No divã ela questiona o seu casamento, sua realização profissional e seu poder de sedução e o que era apenas curiosidade provoca mudanças no seu cotidiano. Ela admite sua problemática ou há resistências?
Na primeira sessão, mostra-se ansiosa e insegura, não sabe como conduzir a situação: "Sou eu que começo ou é você que começa? [Sem haver verbalização de Lopes, Mercedes continua:] Sou eu que começo! Como eu nunca fiz análise, então eu não sei".
Qual a queixa principal da paciente? Insatisfações próprias, a necessidade de se conhecer melhor. Como se estabelece a relação terapêutica entre paciente e psicanalista?
E uma relação positiva. E consolidada por uma aliança terapêutica bem estabelecida, que há favorecimento de "tempo" para se adentrar nos conflitos apresentados (teses), elaborá-los (antíteses) e transformá-los (sínteses), terapeuta e paciente juntos.
Qual o conflito aparente de Mercedes em relação ao seu relacionamento?
Insatisfação interior pelo malogrado casamento com homem que, na sua essencialidade, representa nada mais do que um reflexo da figura paterna.
Qual a postura do psicanalista (Lopes) frente as problemáticas abordadas pela paciente?
. O psicanalista, ao longo do processo, busca levar o paciente a lidar com as inúmeras frustrações trazidas pela vida e a aceitar o que ela realmente oferece (não o que gostaria que ela fosse). Além do mais, na psicanálise não se visa somente à aceitação da realidade material, mas se busca, sobretudo, capacitar a pessoa a lidar com essa faceta da vida como estando em constante transição com a esfera da realidade psíquica.
Mercedes, sendo a mesma, é