Analize do filme formiguinhaz
689 palavras
3 páginas
Curso e Psicologia 2° ano, Disciplina de Psicologia e Comunidade.Professora
Acadêmicos:
Análise do filme: FormiguinhaZ.
FormiguinhaZ, em inglês AntZ,lançado em 1998 é uma criação de Steven Spielberg, desenvolvida pela Dreamworks, o filme tem duração de 82 minutos conta com um enredo bem conhecido das produções de cinema, o herói , o vilão, a princesa e o final feliz. De acordo com Kellner (2001), a mídia funciona como “ferramenta pedagógica cultural” que ensina comportamentos, legitimando o poder das forcas vigentes.
O Filme começa com “Z”, o personagem principal, no divã questionando a ordem social da imensa colônia de formiguinhas da qual faz parte, seu inconformismo lhe traz uma certa tristeza e distanciamento dos outros, já que aparentemente só ele se sente assim. Ele busca um “sentido” para a vida, e num bar ouve sobre “Insetopia” um lugar proibido, que até então permanecia como um mito entre as formigas, a terra onde os sonhos de liberdade são possíveis. Nosso herói também tem seus vícios, sua busca pessoal baseia-se num individualismo exagerado, só ele importa, os outros não querem mudanças, Bader Sawaia ( 2008) comenta que, essa busca individualista e esse associativismo utilitarista no faz sofrer no corpo e na mente, tornando nossas relações descartáveis, rompendo os laços comunitários.
A uma cena peculiar no filme, quando a rainha ao mesmo tempo em que gera seus filhotes, os vê sendo conduzidos para seus “cargos vitalícios”, de soldado ou operário, de acordo com suas condições físicas. O general Mandíbula observa esse ritual como que legitimando esse ato tornando-o um meio de dominação na colônia. A legitimidade se dá a partir do respeito das pessoas, por seus lideres, é uma aprovação social. Ao legitimar essa pratica os lideres da colônia naturalizam a forma como o destino das formiguinhas é decidido, impondo desta forma um determinismo social.
As relações de dominação acontecem por meio da expropriação do