Arquitetura de computadores - introdução
2- 1° Geração: Eram computadores a válvulas (continham mais de 18mil), ocupavam espaço de aproximadamente 140m2, consumia 140kw, capaz de executar 5mil adições por segundo, possuía massa igual a 30 toneladas.
2° Geração: Transistores substituindo as válvulas, computadores no uso comercial, computadores da IBM.
3- Os circuitos integrados em placas de silício.
4- O surgimento do primeiro computador, os transistores, circuitos integrados em pequenas placas de silício (tornado os computadores muito mais rápidos, pequenos e confiáveis), o inicio da utilização de computadores pessoais, linguagem de alto nível, o surgimento dos softwares, supercomputadores (automação, CAD/CAM, robótica, multimídia) e a Internet.
5- Os computadores de inicio tiveram uma evolução lenta, onde demoravam muitos anos até uma nova invenção. Eram computadores enormes com poucas funções, utilização e manutenção complexa. Ao passar dos anos em meados de 1985, 1990, a tecnologia de computadores deu um salto gigantesco trazendo computadores pequenos, com muitas funções para dentro de casa. Depois disso os computadores não param de evoluir e agora temos novidades praticamente mensais, se não, semanais.
6- Os circuitos integrados em placas de silício. Porque possibilitou a redução e a maior capacidade dos computadores, um dos fatores responsáveis pela introdução de computadores pessoais.
7- As idéias são o principal fator para evolução. As teorias nos levam a prática que nos leva a resultados que podem ser satisfatórios ou apenas experiência.
8- Já se é comentado no sistema educacional a substituição da escrita manual para a digitação, assim além do consumo de papel e outros materiais diminuírem, a escrita