Paper alfabetização e letramento
RESUMO
Este trabalho contribui para a discussão e compreensão sobre a relação alfabetização e letramento, questões que vem sendo bastante discutidas pelos que se preocupam com a educação. A alfabetização e letramento são processos distintos, mas interligados entre si, onde através de alguns autores vamos entender e ligar a teoria com a prática, construir alternativas pedagógicas onde atendam os desafios vividos por quem atua em sala de aula e criar possibilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita para todos os alunos. Verificando que alfabetização e letramento são algo indispensável em uma sala de aula e que devem estar interligadas para que a criança consiga aprender a ler, escrever, desenvolva essa habilidade e saiba usar essa escrita e leitura na sua vida social.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ler. Escrever.
1 INTRODUÇÃO
Quando ensinamos uma criança, um adulto ou um jovem a ler e a escrever, esse aprendiz está conhecendo as práticas de letramento de uma sociedade, podemos dizer que ele está em processo de letramento. O conceito letramento foi criado para se referir aos usos da língua escrita não só na escola, mas em todo lugar. Porque a escrita faz parte do cotidiano de cada um, em todo lugar que vamos a escrita está presente, é no ponto de ônibus, no comércio, no serviço público e em vários outros lugares.
A sociedade moderna é complexa e exige conceitos também complexos para descrever e entender seus aspectos relevantes. Por isso surge o conceito de letramento como uma forma de explicar o impacto da escrita em todas as esferas de atividades e não somente em atividades escolares.
A alfabetização vem sendo bastante discutida, pois há décadas se observa as mesmas dificuldades de aprendizagem. Alfabetização é a aprendizagem da escrita e da leitura, onde ler e escrever são atos lingüísticos. A compreensão da natureza da escrita, de suas funções e usos é indispensável ao processo