analise admiravel mundo novo
No Brasil, ao longo dos anos vem tendo muitos problemas, mas um que precisa de mais atenção é a educação. Este vem sendo um dos temas mais polêmicos, onde na maioria das regiões do Brasil está em estado crítico com baixo rendimento escolar e pouca infraestrutura. Para se ter uma estimativa num ranking feito em 2009 com 65 países o Brasil estava em 56, faltando nove para estar em último. Isso é muito preocupante, sem contar que o nosso país também tem uma taxa alta de analfabetismo.
No documentário pro dia nascer feliz mostra Manari, Pernambuco uma das cidade mais pobre do Brasil, na escola estadual Cel. Souza Neto não há estrutura adequada e saneamento básico para a crianças do ensino fundamental. Existem 210 mil escolas no Brasil, 13,7 mil não têm banheiro e 1,9 mil não tem agua. Para os adolescentes que estão no ensino médio têm que pegar um ônibus que o prefeito disponibilizou e ir para a cidade vizinha, muitas vezes os professores não vão dar aula. 97% das crianças entram na escola e com passar dos anos muitos abandonam e 41% não concluem a oitava serie, mas a metade não completa o ensino médio.
O documentário também mostra o colégio particular Santa Cruz que fica no bairro alto de pinheiros, São Paulo. O adolescente não demostram muita preocupação no estudo, só com eles mesmo, com os namoros entre outros, não se preocupam com os que não têm as mesmas condições que eles. Esnobe pensam em passar na escola, mas não no futuro deles. A escola não apresenta falta de infraestrutura nem nada disso, os professores não faltam. Compararam-se alguns estudantes que participaram das entrevistas percebemos que alguns que não podem frequentar um colégio particular são os querem estudar, enquanto os jovens que poder ter esse privilégio se preocupam com coisas banais.
Pelas estatísticas vemos que metade da população com 25 anos não terminou o ensino médio, dos 10 milhões na idade entre 15 a 17 anos apenas a metade está