Análise do filme admirável mundo novo
Ano: 1988
Direção: Leslie Libman, Larry Williams
Sinopse
O Admirável Mundo Novo é um filme baseado na obra literária de Aldous Huxley, trata-se de uma narrativa sobre um futuro imaginado onde os seres humanos são “manipulados” desde o início de suas vidas, tanto no aspecto biológico quanto no psicológico para viverem em plena harmonia uns com os outros e com as leis da sociedade, sociedade esta dividida em castas, cada uma com sua própria função social e sem conceitos morais e familiares. Quaisquer problemas existentes são solucionados com o uso de “soma”, drogas alucinógenas distribuídas pelo governo e sem efeitos colaterais, garantindo a vida calma, sem stresses e disciplinadas dos indivíduos.
Temática Principal
A narrativa de Huxley aborda uma previsão sobre o futuro a partir dos avanços tecnológicos. O nascimento de um “novo mundo” onde os seres humanos são padronizados e agem de acordo com as vontades do governo. A liberdade sexual o consumo de drogas e a falta de costumes morais, familiares e religiosos surgem como válvula de escape aos indivíduos para que a ordem não seja perturbada. Nesse contexto Bernard Marx se vê em meio a conflitos internos por não se adequar a padronização estabelecida. Solitário viaja a uma reserva histórica, onde os curtumes do passado ainda são cultivados, contrapondo o antigo e moral ao novo, desenvolvido e louco. Marx encontra John, filho de Linda vinda da civilização, mas residente da reserva, e decide leva-lo a civilização. Os conflitos decorrentes, que ocorreriam inevitalmente sugerem o choque de ideias a que somos submetidos, a escolha entre a demência e a loucura.
Temática Secundária
• Bioética- a utilização do ser humano com objeto de estudo científico, e material das evoluções tecnológicas, devido a inexistência de uma moral social.
• Padronização social/Autoritarismo do Estado – indivíduos de comportamento igual, procedência igual e comportamento condicionado,