Admirável mundo novo
Rafhael Weslley Lemes de Souza rafhael.lemes@hotmail.com Filosofia da Ciência e Tecnologia ̶ Professor Ivo Pereira de Queiroz
Resumo
Este artigo faz uma análise a respeito das teorias filosóficas de mecanicismo, racionalidade instrumental e indústria cultural presentes no filme Admirável Mundo Novo, este feito a partir do livro escrito por Aldous Huxley, e como todos esses conceitos afetam a vida da sociedade civilizada, aonde se pensava que existia a paz, a ordem, a evolução intelectual, existe de fato paz, ordem e evolução de maneira mecanizada, o ser humano é deixado para traz e assume uma nova forma, agora sem sonhos, metas ou sentimentos, atendendo desde o seu nascimento à uma demanda populacional para determinadas castas da sociedade do filme.
Palavras-chave: Mecanicismo, Racionalidade, Tecnologia, Sociedade Civilizada, Evolução, Industria Cultural.
1.Introdução
Em nossa vida cotidiana, temos a sensação de liberdade escolha, seja no trabalho, em algum estudo específico, nos relacionamentos, entre outras coisas. Valorizamos muito a nossa liberdade de expressão, defendida na mídia e em muitos meios políticos, mas devemos nos perguntar: será que temos realmente essas tais liberdades? a nossa história como ser humano questionador mostra um quadro diferente, sempre quando confrontamos o autoritarismo, a anti - democracia, somos fortemente reprimidos pelas forças que nos querem submissos do sistema ao qual vivemos. Começamos então a inibir nossa capacidade crítica e ficamos acomodados com o mundo, achando que os problemas "são porque são daquela forma mesmo" e principalmente "o que foi, sempre é, e sempre será daquela maneira". Quando inibimos o que somos começamos a viver uma espécie de realidade paralela, aonde não fazemos as atividades que nos dão prazer, o gosto pela vida, e sim aquelas que nos dão status, condição de uma vida auto - sustentável e poder.