Analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos
O que é um projeto?
“Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”. (PROCHONW, Schaffer, 1999 apud ONU, 1984)
“Um projeto é um empreendimento temporário cujo objetivo é criar um produto ou serviço distinto e único” [PMBOK]. É temporário porque tem bem definidos seu início e fim. É único porque envolve a construção de algo que ainda não existe ou que ainda não tenha sido feito antes.
Gerenciamento de Projetos
O Projeto Manhattan, início dos anos 40, é considerado o marco do nascimento do gerenciamento de projetos, muitos dos conceitos usamos até hoje. Mas muito antes disso já vinham sendo realizados. Projetos vêm sendo realizados desde os primórdios da civilização. A construção das Pirâmides do Egito, depois de 2780 a.C., é um exemplo de um grande projeto.
Com o crescente aumento na complexidade dos negócios as pequenas e médias empresas e os grandes grupos, todas buscam administrar por resultados é a tendência mundial. E portanto surge a necessidade de se incluir a realização dos empreendimentos através da implantação de projetos.
De onde surgiu o gerenciamento de projetos?
PMI (Project Management Institute) (2004), define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente. (WIKIPÉDIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos).
Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o PMI é a principal associação mundial sem fins lucrativos em