Analisando As Metas Do PNE 2001
Analisando as metas do PNE 2001-2010, que visa oferecer uma infraestrutura mínima necessária para o oferecimento do Ensino Médio de qualidade, elencou várias metas e delas sete são destinadas ao ensino médio e deveriam ser alcançadas até janeiro de 2011, são as metas que vão de 6 a 12, que, para uma melhor compreensão a análise será feita na mesma sequência que está exposta no PNE:
A meta nº 6 mostrou, o que seriam os padrões mínimos nacionais de infraestrutura para o Ensino Médio, levando-se em conta as realidades de cada região.
A meta nº 7 propôs que novas escolas de Ensino Médio que não possuíssem, de maneira adequada, espaços, ventilação, iluminação, instalações sanitárias, bibliotecas, quadras de esportes e recreação, laboratórios de ciência e informática, equipamentos multimídias e adaptações físicas necessárias para os alunos portadores de necessidades especiais, não fosse autorizado o funcionamento das mesmas.
A meta nº 8 propôs o prazo de cinco anos para que todas as escolas de Ensino Médio se adaptassem, de forma a atender a todos os itens que compõe esses padrões mínimos nacionais de infraestrutura.
A meta nº 9 propôs no prazo de cinco anos que todas as escolas de Ensino Médio estivessem equipadas com, pelo menos biblioteca, telefone e xerox.
A meta nº 10 propôs que se assegurasse, também em cinco anos, que 50% das escolas de Ensino Médio dispusessem de equipamentos de informática para o ensino e para a administração da própria escola e que, ao final dos dez anos desse PNE, todas as escolas de Ensino Médio já estivessem com esses equipamentos.
Já a meta nº 11 propôs a universalização progressiva das redes de comunicação.
Por último, a meta nº 12 propôs a adoção de medidas que tivessem como objetivo universalizar, para todas as escolas de Ensino Médio, estes padrões mínimos nacionais de infraestrutura.
Agora com dados vindo das respostas dos estudantes de Ensino Médio ao questionário socioeconômico do ENEM, aplicado no