ETAPAS 1 e 2
Passo 1 Dentre a pesquisa realizada, podemos verificar que existem inúmeros tipos de elevadores dos em edifícios residenciais, dentre eles podemos citar:Otis; Thyssenkrupp; Sigma entre outros.
Verificamos que todos os elevadores utilizados em edifícios tendem a seguir a normas especificas tais como: NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros; NM 267:2001 - Elevadores hidráulicos de passageiros; NBR 313:2007 – Elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência; NM 196:1999 – Elevadores de passageiros e monta-cargas – Guias para carros e contrapesos – Perfil T; NBR 5565:1983 – Cálculo de tráfego nos elevadores.
Dentre os Elevadores para elevação de pessoas, existem outros diversos para elevação vertical e transporte de equipamentos, tais como: Elevadores de Carga; Elevadores de Carga-Automóveis; Monta-Cargas; Elevadores de Maca; Elevadores para Residências Unifamiliares; Elevadores Panorâmicos de Passageiros; Para o dimensionamento desses elevadores são realizados diferentes cálculos e estudos no qual deverão estar esclarecidos de acordo com o projeto.
Passo 2
Funcionamento de um elevador para transporte de pessoas; A cabina é montada sobre uma plataforma em uma armação de aço, constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro. O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40% a 50% da capacidade licenciada. Tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa. O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço ou novos elementos de tração que passam por polias, de tração e de desvio, instaladas na casa de máquinas ou na parte