Analgésicos e antiinflamatórios
-dcb-
-Nomes comerciais: novalgina, magnopyrol, anador.
-Formas farmacêuticas: Gotas, comprimido, ampola, xarope, supositório.
-Fornecedores: distribuidoras, laboratório.
-Indicações terapêuticas: analgésico não narcótico.
-biodisponibilidade e farmacocinética: Absorção rápida por via oral ou parenteral, inicio em torno de 30 minutos por via oral ou intra-muscular, sendo endovenosa mais rápida, é metabolizada no fígado em 4-metilamino antipirina que é seu metabolito ativo. Seu tempo de meia vida é entorno de 3 horas e sua ação de 4 a 65 horas, elimina-se mais de 90 % na urina em 24 horas.
-posologia e administração: Via oral: adultos e adolescentes com mais de 15 anos usa-se 500mg a 1g ( 1 ou 2 comprimidos, 25 a 50 gotas) a cada 6 horas; Crianças de 3 meses a 15 anos usam-se calculo na base de 8 a 15 mg por quilo de peso a cada 6 horas. Via parenteral: As doses sã equivalentes as por via oral sendo cada ml de solução injetável contem 500 mg de dipirona.
-Efeitos adversos e toxicidade: pode provocar, em pacientes sensíveis, reações de hipersensibilidade, com manifestações cutâneas do tipo alérgica. A reação de hipersensibilidade de maior importância, embora rara, é a ocorrência da forma alérgica da granulocitopenia ou agranulocitose13. Se durante o uso de Dipirona surgirem manifestações cutâneas ou nas mucosas, principalmente na boca ou garganta, o tratamento deve ser imediatamente suspenso e consultar o médico. Pacientes com hipersensibilidade a outras drogas ou substâncias podem constituir um grupo de maior risco e apresentar efeitos colaterais mais intensos, até mesmo choque.efeitos tóxicos renais podem aparecer em casos de superdosagem, urticárias e outras reações alérgicas também foram registradas.
-Precauções para conservação: Armazenar em local seco e arejado, longe de calor e umidade, em temperatura ambiente.
-facilidade de administração:
-Disponibilidade no mercado:Alta pois o produto é facilmente