Sistema de recuperação de informações (sri
Introdução
Pesquisando sobre as formas de recuperação de informações, pode-se constatar que esse tema não é tão atual, como muitas pessoas pensam, há aproximadamente 4000 anos, o homem já organizava informações para serem recuperadas e usadas posteriormente. Por séculos, foram utilizados tabelas e índices criados manualmente como uma categorização de hierarquias. Mas, com o passar do tempo, essas informações começaram a aumentar, tornando, assim, impossível organizar grandes quantidades de dados.
Mais recentemente na primeira metade do século XX, com o surgimento da informática, tornou-se possível a construção automática de índices, utilizando, assim, um meio eletrônico para guardar, organizar e recuperar informações.
Com os demais adventos dessa área o homem foi capaz de criar a Internet e, depois de alguns anos de implantação , a World Wide Web (WWW ou web) mostrou-se capaz de oferecer mais opções do que as inicialmente previstas, além de atingir proporções mundiais, interligando pessoas de diversas culturas. Dentro desses ambientes de manipulação e troca de informações automatizadas, novas técnicas de suporte se tornaram necessárias. Assim, surgiu a área de Recuperação de Informação ou Information Retrieval (RI ou IR)
Hoje milhões de pessoas usam a Internet diariamente e, conseqüentemente usam um serviço de busca para pesquisar sobre algum assunto.Tais serviços de buscas, na verdade, são realizados por um Sistema de recuperação de informações (SRI).
Grande parte das pessoas que trabalham na área de informática não tem uma boa noção de como funcionam esses sistemas, é exatamente por causa dessa carência e da grande importância que esse assunto tem para os estudantes e profissionais da área de informação que se decidiu abordar esse tema. Desse modo tal tema irá direcionar o presente projeto de pesquisa procurando apresentar definição de Informação, conhecimento suas relações com os SRI, assim como também mostrar como