Uso correto de antibiotico, analgesico e antiinflamatorio na odontologia
Tema:
Receituários
Uso correto de Antibioticos,Anti-inflamatorios e Analgésicos na Odontologia.
Odontologia:
Natalie Rodrigues
Anti-inflamatórios.
Os anti-inflamatórios geralmente apresentam três efeitos básicos: antipirético (abaixa a febre), analgésico (diminui a dor) e anti-inflamatório. A diferença entre esses medicamentos está na potencialidade desses efeitos e nos efeitos colaterais.
Podem ser divididos em dois grandes grupos:
A) Anti-inflamatórios derivados da cortisona, corticoides ou esteroides, conhecidos como anti-inflamatórios esteroidais.
Os anti-inflamatórios esteroidais atuam diretamente sobre as fosfolipases (citadas no post “Eicosanoides”), impedindo dessa forma toda a cascata da inflamação.
Esse grupo de substâncias tem uma ação intensa sobre a inflamação, mas apresentam inúmeros efeitos colaterais:
- São responsáveis pela retenção de sódio. O uso indiscriminado dessas substâncias pode, portanto, ter como consequência o aumento anormal da pressão arterial.
-Como essas substâncias são naturalmente produzidas pela glândula adrenal humana, o uso prolongado de corticosteroides sintéticos pode ter como consequência a supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal .
-Predisposição a diabetes e osteoporose, devido à supressão da produção dos hormônios da glândula adrenal.
-Predisposição a infecções, devido à ausência de qualquer reação inflamatória.
-Doença péptica, devido à inibição da produção de prostaglandinas que protegem o estômago contra os ácidos produzidos em seu interior.
-Manifestações psiquiátricas, alterações oculares, ganho de peso, síndrome de Cushing, dentre outros.
Principais anti-inflamatórios esteroidais:
1) Dexametasona tem longa duração de ação e suprime eficientemente a secreção de cortisol por 24 horas. Não se aconselha a administração oral por tempo prolongado, devido à grande supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
2) Hidrocortisona é usada