Diabetes
Diabetes Mellitus (DM) é a síndrome resultante de uma interação variável de fatores hereditários e ambientais e caracterizada por secreção anormal de insulina, níveis de glicose sangüínea inapropriadamente elevados e uma variedade de complicações em orgãos terminais, incluindo nefropatia, retinopatia, neuropatia e aterosclerose acelerada.
Uma vez que os pacientes portadores de DM são pacientes que apresentam outras patologias associadas é de grande importância que o Cirurgião Dentista esteja ciente do quadro apresentado pelo paciente de maneira a atenuar as possíveis complicações associadas a determinados tratamentos odontológicos executados.
Um dado de grande importância é o acompanhamento constante do paciente por um profissional - Diabetólogo - quando de tratamentos odontológicos extensos, desta maneira o resultado deste entrosamento entre o Cirurgião Dentista e o médico (Diabetólogo) só trará benefícios ao paciente.
A DM do ponto de vista da Odontologia, quando não corretamente controlada e acompanhada pelo Diabetólogo e Cirurgião Dentista, apresenta as seguintes principais conseqüências :
Maior predisposição a problemas gengivais e periodontais.
Maior susceptibilidade a infecções.
Perda precoce de elementos dentários.
Dificuldade de adaptação de Próteses Parciais Removíveis ou Totais.
Finalizando, acreditamos ser plenamente possível a manutenção de um estado de saúde bucal adequado em pacientes portadores de DM desde que haja um correto acompanhamento por parte do Cirurgião Dentista e do Diabetólogo, minimizando ou mesmo evitando as repercussões odontológicas da Diabetes Mellitus.
Odontologia X Diabetes Mellitus
Os avanços no tratamento do diabetes mellitus têm permitido uma maior e melhor sobrevida aos pacientes. Em Odontologia, medidas preventivas contra doenças bucais e novas técnicas restauradoras têm propiciado a manutenção prolongada dos