Analfabetismo Funcional
No Brasil existem atualmente milhões de analfabetos acima de 15 anos de idade. O índice de analfabetismo no Brasil ainda é grande devido a falta apoio aos estudantes, muitos preferem trabalhar para se sustentar do que se alimentar com os estudos.
Mas o maior problema referente ao analfabetismo no Brasil são os analfabetos funcionais. Cerca de 7% da população brasileira são analfabetos, enquanto 68% são analfabetos funcionais.
O analfabeto funcional é toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas. Sendo seu maior problema a interpretação de texto.
Esse perfil, tem acima de quinze anos e possui escolaridade inferior a quatro anos, porém existem aqueles que mesmo possuindo nível superior, também não conseguem interpretar um texto e lhe falta habilidade com os números. Muitos se tornam analfabetos funcionais pela falta de “coragem” de ler livros, ou textos simples apresentados em diversos meios de comunicação.
Mas o que será que está acontecendo? O sistema educacional brasileiro não está conseguindo alfabetizar de maneira adequada à sua população? Ou estamos tão acostumando com o avanço da tecnologia que queremos tudo de maneira automática?
Além da falta de incentivo ao estudo existe também a falta de incentivo á leitura, que deveria ser a politica de todo o governo. Assim colaboraríamos para um Brasil mais avançado.