An Lise Cr Tica Do Filme
No início do filme, numa cena noturna, um escravo é preso e levado. Uma escrava fugitiva, grávida, é capturada por um capitão-do-mato e após entregá-la ao seu dono, ela aborta o filho que espera.
Sua dona segue protestando, mas sem êxito, uma situação que se repete na atualidade, onde a diferença está apenas nas personagens.
De acordo com a minha visão sobre este filme ele relata de forma chocante a realidade atual em que os indivíduos de baixo poder aquisitivo se situam na sociedade, e a dura realidade em que essas pessoas vivem.
O filme faz um paralelo com a escravidão de antigamente e a marginalização presente nos dias de hoje e nos mostra que de certa forma, mesmo que a escravidão tenha sido abolida, alguns indivíduos ainda vivem mesmo depois de tantos anos, igual ou pior aquela situação, sendo tratados como mercadorias e não como gente.
O filme retrata também importantes elementos históricos, sociais e políticos desde o período da escravidão onde os senhores de escravos ofereciam as pessoas que se encontravam no subemprego certa quantidade de capital para capturar escravos fugidos, nos dias atuais isso se faz presente na violência gerada pela falta de oportunidade de empregos onde pessoas recebem dinheiro para a prática dessa ação, é retratado também como eram os costumes e os métodos das classes dominantes no período colonial e a exploração das classes menos favorecidas da atualidade.
Outro fator abordado no filme acima citado, que contribui para o surgimento de fatalidades são as organizações não governamentais (ONGS) com sua política de voluntariado algumas se apropriam para cometerem desvio de dinheiro, através do superfaturamento de projetos sociais, na atualidade do filme Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, corre risco, agora será eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de