AN LISE CR TICA DO FILME E SEU NOME JONAS LIBRAS

1048 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS
Faculdade de História (Licenciatura)
Disciplina: LIBRAS
2º Ano

Geyza Maria P.S.de Brito

Análise crítica do filme “E seu nome é Jonas”

Anápolis
2015
Análise Crítica do filme “E seu nome é Jonas”

Geyza Maria P. S. de Brito. geyzapacifico@gmail.com Resumo: O filme conta a história de Jonas, uma criança que é diagnosticada erroneamente com deficiência mental e passa três anos internado em uma instituição, até que finalmente fazem o diagnóstico correto: surdez. A volta de Jonas para casa acaba desencadeando uma série de mudanças na família, que tenta se adaptar com sua condição, tendo que lidar com a dificuldade de comunicação e o preconceito.

Palavras-Chave: Surdez, Oralismo, Sinais, Comunicação.

O filme foi produzido no ano de 1979, mas, ainda assim, continua atual no que diz respeito aos desafios que o sujeito surdo ainda tem que enfrentar, dentro da própria família e na sociedade que o cerca, que muitas vezes não sabem lidar com sua especificidade e acabam por obstruir seu desenvolvimento. O sujeito surdo apenas não houve, mas é capaz de realizar quaisquer ações, como qualquer ouvinte.

A questão da sociedade ainda não saber lidar com esse sujeito, fica claro nas primeiras cenas do filme, onde a mãe de Jonas vai buscá-lo no instituto onde ele ficou internado durante três anos por ter sido diagnosticado com deficiência mental, quando na verdade ele tinha surdez. Diagnósticos errôneos como estes acontecem todos os dias, mas assistir acontecendo torna isso ainda mais inconcebível e inacreditável.

Jonas ficou afastado de sua família e do convívio com outras pessoas durante todo esse período, e agora ele teria, assim como seus familiares, a se adaptar a sua nova realidade como um surdo. Assim como as famílias fora da ficção, a família de Jonas também teve dificuldades em lidar com o filho recém-chegado e com uma condição em que eles não tinham

Relacionados

  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas