An Lise Cr Tica Do Filme Como Estrelas Na Terra
Rosana B. Varela
6º Semestre
No filme é retratada a história de uma criança indiana de 9 anos de idade, que tem dificuldades de aprendizagem devido à dislexia. O menino, Ishaan Awasthi, que frequentava uma escola “normal” e já havia repetido a terceira série, sofre com a rigidez e falta de sensibilidade de seus pais e professores, que ao invés de investigar a origem do problema, atribuíam o mal desempenho dele à indisciplina.
Com isso, os pais do menino são chamados à escola e por fim decidem matriculá-lo em um colégio interno. No novo colégio, a criança vai ficando cada vez mais deprimida por conta da falta da família, bem como por conta da rigidez com que os professores o tratavam, pois não se deram conta de que ele tinha dificuldade em associar as letras.
Em certo momento, um professor substituto da disciplina de Artes chega ao colégio e resolve investigar o porquê de Ishaan estar sempre deprimido durante as aulas. Ao diagnosticar que o aluno sofria de dislexia, o professor disponibiliza algumas horas extras para ajudar o menino a reaprender a ler e a escrever de forma correta. A partir daí, Ishaan tem uma melhora significativa e se destaca em vários âmbitos, especialmente nas artes.
Na proposta de Paulo Freire, a ação libertadora deverá reconhecer os oprimidos enquanto sujeitos vulneráveis, e através da ação e reflexão dar início a um processo de independência, o que exige um esforço conjunto.
“Não podemos esquecer que a libertação dos oprimidos é libertação de homens e não de “coisas”. Por isto, se não é autolibertação – ninguém se liberta sozinho – também não é libertação de uns feita por outros’.
Portanto, é preciso que haja um luta constante pela humanização, em que os oprimidos se conscientizem de seu papel na busca pela libertação, responsabilizando-se e engajando-se no processo revolucionário.